O Que É Um Growth Hacker?

Saiba mais sobre o growth hacker, profissional que está mudando as empresas e que reúne diversas competências em uma mesma pessoa.

Growth Hacking é uma técnica de marketing desenvolvida por empresas de tecnologia no Vale do Silício que une a criatividade, o pensamento analítico e métricas para aumentar as vendas de uma empresa e conseqüentemente sua exposição. O Growth Hacker, como é chamado o profissional que utiliza dessas técnicas, é uma pessoa focada nos resultados e principalmente no crescimento do negócio. Somente com a criatividade e empregando ações que são baratas ou gratuitas, o Growth Hacker faz a empresa crescer sem que seja necessário gastar dinheiro com anúncios, propagandas e etc.

Sean Ellis, o cara que inventou o nome, definiu em seu blog que o Growth Hacker é uma pessoa que “seu verdadeiro norte é o crescimento”. Tudo o que fazem tem como objetivo principal crescer o negocio através da alavancagem. Todas suas ações são pensadas de forma a escalonar.  Ou seja, o Growth Hacker produz as idéias, testa, e replica. Se o teste estiver correto, assim que a ação for escalonada e replicada, os resultados serão positivos.

Andrew Chan, outro Growth Hacker famoso, espalhou ainda mais o termo quando publicou um outro post que dizia que o Growth Hacker era o novo VP de Marketing. Hoje já existem nos EUA verdadeiras comunidades que tratam sobre o assunto, como a Growth Hacker TV, que traz entrevistas com diversos profissionais do meio. Ou então a growthhackers.com, uma comunidade de compartilhamento de ideias e informação criada pelo próprio Sean Ellis.

Ações Hackers

Uma das primeiras ações de um growth hacker e também uma das mais famosas, foi aquela que impulsionou o crescimento da AirBnB. A AirBnB é um site onde as pessoas disponibilizam sua casa para que outras pessoas aluguem durante viagens. Mas, como toda empresa que tem o “marketplace” como modelo de negócio, enfrenta dificuldades para conseguir crescer. Isso porque para que esse tipo de empresa cresça, ela precisa de muita gente anunciando casas ou apartamentos para alugar, e muita gente procurando casas ou apartamentos para alugar. Se não tem muita gente anunciando, ninguém entra no site para alugar porque as opções são poucas, e se não tem muita gente entrando no site, ninguém anuncia porque ninguém vai alugar. Para conseguir crescer eles fizeram uma integração com o site de classificados Craiglist. Dessa maneira, as pessoas que colocavam o anúncio de suas casas para alugar no AirBnB também apareciam no Craiglist, e isso fez impulsionar seu crescimento.

Outra ação bem conhecida foi do Hotmail. Dois colegas de trabalho estavam criando uma empresa. Como ainda eram funcionários de outra empresa, ficaram com receio de que seu chefe lesse seus emails, então acabaram criando um sistema de emails via web, e foi assim que foi criado o Hotmail. Como não tinham dinheiro, precisavam fazer a empresa crescer e tiveram a ideia de colocar no fim de cada email:

Ps: I love you. Get your free email at Hotmail.

Ps. Te amo. Ganhe um email gratuito no Hotmail.

Em poucas horas a empresa viu um resultado surpreendente. Começaram a receber 3 mil novos usuários por dia e em apenas seis meses, já tinham mais de um milhão. Foi quando viram o número dobrar duas semanas seguinte. A empresa foi vendida por 400 milhões de dólares para a Microsoft um ano depois com 12 milhões de usuários. Fonte: Cnet

Movimento no Brasil ainda é tímido

Aqui no Brasil o movimento ainda é tímido. O André Bartholomeu, que criou uma comunidade de Growth Hackers brasileiros, a The Growth Hacker, compartilhou sua opinião sobre a demanda desse tipo de profissional por aqui:

“Um hacker é sempre uma boa contratação mas ainda não difundido devido a um hiato cultural entre o Brasil e os pólos tecnológicos mais avançados como é o caso do Silicon Valley. As empresas, mesmo as grandes, tem feito algum trabalho e estão indo nesta direção que é natural pela competividade e pelo enfoque cada dia mais digital das empresas. A demanda já existe, mas o contratador ainda não se deu conta.”

Como atua o Growth Hacker

A atuação de um Growth Hacker é bem ampla e variada. Esse profissional precisa ter conhecimentos de marketing, TI, estatística, jornalismo, assessoria de imprensa, além de ser muito bom em criar ideias diferenciadas que não possuem relação nenhuma com as competências acima e que não se encontra em nenhum livro de mercado.

Aqui na Biziil temos um case que explica um pouco sobre isso, como você pode ver no post Case: Brasil Representou Um Terço das Vendas da Primo.io. Mas a verdade é que esse profissional ou a empresa que presta esse tipo de serviço sempre tem que pensar em estratégias que irão fazer com que empresas ou projetos, como esse de financiamento coletivo, cresçam de forma rápida e sustentável, dispensando o menor capital financeiro possível.

Utilização nas Empresas

Como trata de estratégias gratuitas voltadas para o crescimento, o Growth Hacking pode ser utilizado não só nas empresas de tecnologia, mas também em empresas B2B. Aqui na empresa nós trabalhamos com o aumento de visitantes em um site através de SEO, imprensa, parcerias e consultoria para aumentar conversão no site, e também utilizamos a metodologia de Inbound Marketing para manter sustentavelmente esse fluxo de novos visitantes e transformá-los em novos clientes.

Por tanto, qualquer empresa que se identifica com aumentar o número de vendas está apta a contratar ou executar um serviço de Growth Hacking. Porém, empresas B2B terão um retorno mais rápido e compensador, pois o valor de produto normalmente é maior. Desde imobiliárias até clubes de futebol, passando por startups que desejam validar sua ideia através de financiamento coletivo podem utilizar essas técnicas para aumentar seu faturamento. 90% das pessoas que buscam por algo procuram no Google. Se você não tem uma estratégia focada em captar e reter clientes você apenas desperdiça dinheiro, pois no longo prazo você estará sempre dependente desses anúncios.

Conclusão

O Growth Hacker veio para ficar pois cada vez mais é preciso encontrar maneiras criativas e baratas de alavancar o crescimento de uma empresa. Esse profissional é completo com competências que se unem em prol desse crescimento.

Para saber mais sobre nosso serviço de Growth Hacking entre em contato conosco.

Date
Categories
Tags
Permalink
Status

Published:11 de dezembro de 2014

Tutorial

Bookmark the permalink

Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback


One Trackback

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*